Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

As Ciências Humanas: de onde vem o desejo por autoridade?

A diretora severa, o pai incontestável, o chefe todo-poderoso – será que os “durões” são relíquias de um passado autoritário já superado. Ou não? Enquanto celebramos a horizontalidade, uma parte profunda de nós parece clamar por ordem e estrutura, um anseio que gera líderes autoritários globalmente.

O que está acontecendo com a autoridade? Depois deste “valor” ter sido reprimido durante toda a metade do século 20, eis que a sociedade parece ter se arrependido. Na empresa, na escola, e mesmo dentro da família ou da cidade, há uma constante uma “crise” de autoridade. Em todo o mundo, os chamados partidos autoritários fazem pontuações impressionantes nos pleitos, e as pesquisas de opinião continuam a relatar uma nostalgia generalizada pela “autoridade perdida”. De onde vem esta demanda contemporânea? E o que desejamos, no fundo, quando apelamos a um retorno da autoridade: Ordem? Poder? Eficácia? Outra coisa?

Série de textos da revista As Ciências Humanas traz a resposta. Eles serão indexados nesta página ao longo da semana. Acompanhe!


SUMÁRIO DA SÉRIE:

1

O sumiço da senhora Machado

O sumiço da senhora Machado
Lembra daquela figura de autoridade que nos colocava na linha? Ela desapareceu e deu lugar à negociação e ao questionamento. Mas se temos mais liberdade, por que vemos crescer em todo o mundo – inclusive no Brasil – o desejo por líderes que prometem, à força, “colocar ordem na casa”?

2

Autoridade: por que queremos mais?

Autoridade, por que queremos mais?
Nossas sociedades clamam sem cessar por um retorno da autoridade. Fundada na legitimidade e na adesão, ela se opõe, em princípio, à força e ao autoritarismo. Mas, em democracias fragilizadas, as fronteiras entre esses conceitos parecem porosas, e certos deslizamentos estão em curso

3

Os fundamentos da autoridade

Os fundamentos da Autoridade
De Platão a Arendt, cinco pensadores fundamentais analisam as origens e formas da autoridade — da verdade ao carisma, do medo à confiança. Como

Ao longo da semana virão:

4. Por que gostamos dos chefes?
5. Perrine Simon-Nahum: “Vestimos a democracia com roupas largas demais para ela”
6. Liberdade ou autoridade: a ambivalência americana
7. No trabalho, o eterno retorno da hierarquia
8. Práticas para conquistar respeito
9. Autoridade dos professores: as razões de uma erosão
10. Na casa dos pais perdidos
11. Às cegas: quem escreveu este texto?
12. Bibliografia seletiva