Sumário
“Se você quiser entender os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração” (Nikola Tesla)
Tesla nasceu em 10 de julho de 1856, no vilarejo de Smiljan, na atual Croácia, anteriormente pertencente ao Império Austríaco. Curiosamente, ele nasceu durante uma tempestade repleta de raios elétricos à meia-noite. Ainda muito jovem, revelou uma inteligência excepcional. Há relatos de que tinha memória fotográfica e uma singular capacidade de visualizar mentalmente e em detalhes as invenções que conseguia materializar.
Contrariando a vontade de seu pai, que queria vê-lo como sacerdote, Tesla ingressou no Curso de Engenharia Elétrica na Universidade Técnica de Graz, onde estudou de 1875 a 1878, porém não chegou formalmente a ser diplomado. Posteriormente, frequentou por pouco tempo a Universidade Carolina, em Praga.
Consta que Tesla se envolveu com jogo de cartas, inclusive chegando a perder quantias relevantes de dinheiro. Felizmente, conseguiu se libertar do vício e se convenceu de que, para ter uma mente aguçada, com grande capacidade inventiva e inovadora, teria que ter uma vida mais reclusa e equilibrada.
Sua disposição autodidata e sua destacada criatividade contribuíram para que se tornasse um dos maiores nomes da Ciência e, também, um inventor incomparável. Deixou esse mundo em sete de janeiro de 1943. Um gênio à frente do seu tempo.
Cientista moldado pela Física e Metafísica
Tesla enxergava a Ciência e a Espiritualidade como partes complementares que convergiam para o advento de uma Consciência Universal. Ele procurava entender a natureza da mente e da energia a partir de uma perspectiva metafísica. É relevante destacar que teve contato direto com os ensinamentos dos Vedas, através de Swami Vivekananda, um mestre espiritual que popularizou a Filosofia do Vedanta e do Yoga no Ocidente.
Historiadores narram que, em 1896, Tesla e Vivekananda se encontraram em Nova York. Vivekananda ficou impressionado com as ideias de Tesla sobre energia e matéria; este, por sua vez, mostrou-se muito interessado nos conceitos de prana (energia vital), akasha (registros cósmicos da realidade) e kalpas (grandes ciclos de períodos de tempo evolutivo), ensinados pela Filosofia Védica.
Tesla frequentemente mencionava Platão e sua ideia de que o mundo sensível é apenas uma sombra da realidade verdadeira. Ele acreditava que toda descoberta científica, de certo modo, já existiria no domínio das ideias e que o papel do inventor era o de manifestá-la no mundo físico. Uma concepção alinhada com o idealismo platônico, onde a realidade é, em última instância, de natureza mental e transcendental.
Também se referia com frequência ao “éter”, um conceito da tradição hermética e alquímica. Ele acreditava que a energia poderia ser extraída diretamente do éter e que essa substância sutil era fundamental para a estruturação e a dinâmica do Universo. Sua visão tem ressonância com ideias encontradas no hermetismo e até na tradição mística do Oriente. Embora a Física convencional tenha descartado o éter, muitos cientistas contemporâneos falam na existência de “Energia do Vácuo Quântico”, uma forma de energia que permeia o cosmo.
Embora Tesla tenha rejeitado a ortodoxia religiosa tradicional, ele manteve um profundo respeito pelo Cristianismo Esotérico e pela ideia de um Deus como Inteligência Cósmica, que permeia e sustenta todas as coisas. Ele concebia o Universo como uma grande Consciência e acreditava que o ser humano poderia sintonizar-se com essa Fonte Suprema.
Descobertas e invenções de Tesla
Corrente alternada
Trata-se de um sistema de corrente elétrica que possibilitou a transmissão eficiente de eletricidade a longa distância e que rivalizava com a corrente contínua de Thomas Edison, que, conforme ficou provado, era menos eficiente. Após a “Guerra das Correntes”, a corrente alternada (CA), desenvolvida e aplicada por Nikola Tesla, versus a corrente contínua (CC) por T. Edison, passou a ser adotada mundialmente.
Em parceria com George Westinghouse, Tesla construiu a usina da Catarata de Niágara, que passou a operar inteiramente com corrente alternada. O sucesso desse projeto implantado ajudou a consolidar a corrente alternada como padrão global de eletrificação.
Comunicação sem fio
Tesla foi o verdadeiro pioneiro da transmissão sem fio. Ele demonstrou as possibilidades da transmissão sem fio de sinais de rádio, em 1893. Posteriormente, suas patentes foram reconhecidas como fundamentos para a materialização do rádio.
Bobina de Tesla de transmissão sem fio de energia
A bobina de Tesla é um transformador ressonante capaz de converter energia elétrica comum em descargas elétricas de alta voltagem. Tal bobina cria campos elétricos oscilantes capazes de ionizar o ar. Ele acreditava que sua bobina poderia ser a chave para a implantação de um sistema de energia livre e global. Seu sonho era criar uma rede global de energia sem fio.
Iniciou a empreitada com a construção da Torre de Wardenclyffe, em 1901, para transmitir energia elétrica sem fio por longas distâncias. Em 1906, a obra foi paralisada sem estar inteiramente concluída, devido à interrupção do financiamento por J.P. Morgan, quando este percebeu que Tesla intencionava distribuir energia sem finalidade lucrativa do ponto de vista financeiro. Em 1917, a torre foi demolida.
Motores e inovações eletromagnéticas
Tesla criou o motor de indução, amplamente utilizado nas indústrias até os dias atuais. Essa invenção possibilitou a utilização de motores elétricos em fábricas de eletrodomésticos, tais como geladeiras, máquinas de lavar, ventiladores, ar condicionado e sistemas de refrigeração.
Também são utilizados no setor de transporte, em trens elétricos, elevadores, escadas rolantes e veículos elétricos modernos, incluindo os primeiros modelos do Tesla Motors. O motor de indução do Tesla opera sem escovas ou comutadores, o que o torna durável, eficiente e de baixo custo de manutenção. Uma tecnologia que impulsionou diversos setores industriais da civilização moderna.

Pensamentos e visão de Tesla sobre a realidade
1
“Se queres entender os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração.”
2
“O dom da força mental vem de Deus, da Divindade, e se concentrarmos nossas mentes nessa verdade, nos sintonizaremos com esse grande poder.”
3
“Meu cérebro é apenas um receptor. No Universo há um núcleo do qual obtemos conhecimento, força e inspiração. Eu não penetrei nos segredos desse núcleo, mas sei que ele existe.”
4
“O que chamamos de matéria é meramente energia cujo movimento vibracional foi reduzido a um ponto perceptível aos sentidos.”
5
“A ciência não é senão uma perversão de si mesma, a menos que tenha como objetivo final a melhoria da humanidade.”
6
“Quando a ciência começar a estudar fenômenos “não físicos”, ela fará mais progresso em uma década do que em todos os séculos anteriores de sua existência.”
Nikola Tesla colocou a sua genialidade, inventividade, conhecimento e força de trabalho em favor da humanidade. Em sua existência, priorizou a dimensão altruísta, certamente porque o seu discernimento brotou de uma imersão na dimensão metafísica do mundo supramental.
Sua visão da realidade, seu conhecimento, suas invenções e, sobretudo, a sua determinação altruísta de criar condições para elevar a humanidade vão continuar a inspirar muitas mentes por várias gerações.
Certamente, esse breve resumo sobre a vida deste gênio, consagra o objetivo da nossa coluna Perfil dos Libertadores, que já trouxe outros personagens com alcance extraordinário e com impacto de mudanças profundas e permanentes para a humanidade.