Nos últimos tempos, a ideia de que magistrados recebem “supersalários” tem ganhado as manchetes. A expressão, além de sensacionalista, distorce os fatos e ignora a complexidade da função judicial no Brasil. É hora de esclarecer: a remuneração dos juízes é justa, constitucional e, acima de tudo, proporcional à importância do papel que desempenham para o funcionamento do Estado democrático de Direito.
A verdade sobre a remuneração dos juízes: justiça e transparência
Juíza Patrícia Carrijo explica, em artigo, que por trás das cifras e polêmicas, a remuneração dos juízes é alvo de desinformação. Veja por que os valores são constitucionais, transparentes e proporcionais à importância da magistratura. A verdade que não cabe nas manchetes.

Mais recente

“A base de um cérebro saudável é a bondade”, conclui Richard Davidson
Richard J. Davidson, Ph.D. em neuropsicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva, afirma que “a base de um cérebro saudável é a bondade”. Para ele, mais relevante do que os métodos — como meditação — é acessar circuitos cerebrais específicos que promovem gentileza no cotidiano

Ah, humanidade… entre a cegueira e o milagre
Na lucidez inquietante de Lívia Fiorotto Campos, um manifesto íntimo e pungente sobre as lealdades que nos aprisionam, o sentido de propósito e a urgência de recuperar a essência perdida da nossa condição humana

Dois exercícios em prosa poética, entre o sensorial e o existencial
A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão publica dois textos em prosa poética, para inspirar e instigar a imaginação, as sensações e os sentimentos; nesses tempos de frieza, desconsideração e trâmites superficiais - nos quais vivemos.

Para quê serve uma psicanálise? Considerações sucintas sobre a situação analítica
O psicanalista Edson Manzan Corsi explica sobre os aspectos funcionais de uma psicanálise, em termos clínicos de se pensar em resultados e causação de mudanças, na vida de cada paciente.