Nos últimos tempos, a ideia de que magistrados recebem “supersalários” tem ganhado as manchetes. A expressão, além de sensacionalista, distorce os fatos e ignora a complexidade da função judicial no Brasil. É hora de esclarecer: a remuneração dos juízes é justa, constitucional e, acima de tudo, proporcional à importância do papel que desempenham para o funcionamento do Estado democrático de Direito.
A verdade sobre a remuneração dos juízes: justiça e transparência
Juíza Patrícia Carrijo explica, em artigo, que por trás das cifras e polêmicas, a remuneração dos juízes é alvo de desinformação. Veja por que os valores são constitucionais, transparentes e proporcionais à importância da magistratura. A verdade que não cabe nas manchetes.
Mais recente
Ligações sutis: as continuidades entre Charcot e Bion
O psicanalista Edson Manzan Corsi trabalha as contiguidades empírico-clínicas entre a medicina, de Jean-Martin Charcot, e a psicanálise, de Wilfred Bion.
A elaboração do sofrimento catastrófico de Cristo no Jardim de Getsêmani: história simbólica face à psicanálise
O psicanalista Edson Manzan Corsi pensa certa experiência crística por meio da perspectiva de Wilfred Bion.
A ilusão da certeza: Bion e Wittgenstein à volta do saber possível
O psicanalista Edson Manzan Corsi percorre as obras de Bion e Wittgenstein, para desenvolver sobre o valor basilar da incerteza, tanto em filosofia quanto na clínica analítica.
A clínica ante a contextualização plausível: como a filosofia da 'closure' (oclusão) pode contribuir à psicanálise hoje
O psicanalista Edson Manzan Corsi "se apropria" do pensamento contemporâneo de Hilary Lawson, no sentido da sofisticação das reflexões clínicas