Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

Pensamentos negativos e a metáfora da viagem.

A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão escreve sobre a metáfora da viagem em relação ao problema da autossabotagem; e desenvolve sobre a questão a partir da Terapia Cognitivo Comportamental.

Imagem: AI generated

Como os leitores já puderam observar, aprecio utilizar metáforas nos meus artigos, pois são muito ricas, no sentido de auxiliarem na compreensão simbólica dos processos psicoterapêuticos.

A metáfora da viagem diz que certo alguém desejava mudar de ares.... Este queria conhecer uma vida nova, e almejava mudar-se para "outro lugar". Então, se planejou muito bem para isso, e despediu-se das pessoas. Contudo, durante a viajem, este alguém resolve dar carona para algumas "pessoinhas"... e elas começam a indagar: 'Ah, será que você vai conseguir mudar mesmo? Será que vai se adaptar ao novo lugar, às novas pessoas, e a novas regras?" Concomitantemente, essa pessoa começa a sentir muita angústia, nervosismos, inseguranças, e as suas dúvidas passam, obviamente, a predominar... dessa forma, acaba desistindo.

Isso se chama autossabotagem. Essas "pessoinhas" representam os pensamentos negativos do viajante, os quais fazem com que ele não concretize a viagem, ou o seu desejo de mudança, retornando, assim, para a vida rotineira: a sua zona de conforto.

Mas, o que acontece quando a pessoa desiste da "viagem"? A Terapia Cognitivo Comportamental explica o tema com muito êxito. Isso se dá pelo fato de que, quando desistimos de algo positivo, somos tomados por pensamentos negativos. Essa negatividade nos levam a distorcer a nossa realidade; por exemplo, "catastrofizando" tudo, "Se eu adoecer, definitivamente serei um fracasso total"; desqualificando o positivo... "Eu não mereço essa viagem, ou mudança"; se auto rotulando, e, também, filtrando somente o lado ruim das coisas. Nesse sentido, a pessoa, automaticamente, se sentirá incipiente nas suas habilidades, as quais poderiam estar sendo compreendidas e melhor desenvolvidas em uma psicoterapia, claro. Caso não aconteça, se sentirá incapaz de tocar o seu projeto para frente, adiando-o: sempre adiante, sempre adiando... Isso tem um nome e se chama medo; quando excessivo, ele nos impede de vivenciar o novo - e a TCC irá auxiliar a pessoa justamente nessa relação com o sentimento de medo.

Cuide bem de seus pensamentos e de seus sentimentos; permita-se viajar positivamente neles: não desista do seu desejo. E seja muito feliz - a seu jeito!

Comentários

Mais recente

Câmara Municipal de Goiânia cria a Comenda Batista Custódio

Câmara Municipal de Goiânia cria a Comenda Batista Custódio

Resolução da Câmara institui honraria anual a jornalistas identificados publicamente como éticos e comprometidos com a verdade. Idealizada por Leandro Sena e consolidada pelos vereadores Anselmo Pereira e Romário Policarpo, será entregue sempre na semana de 24 de novembro, data símbolo da liberdade

Membros Livre
Fogo na casa do padre

Fogo na casa do padre

Em Nova Maringá, no Mato Grosso, a fé pegou fogo em lugar inusitado: o banheiro da sacristia. Entre o calção e o baby-doll, o velho celibato provou mais uma vez que, quando o corpo chama, o espírito raramente atende o telefone.

Membros Livre