Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

Os 40 cm da razão. A catastrofização e a ansiedade antecipatória sob o olhar da TCC.

A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão explana sobre nossas ansiedades antecipatórias, e a visão da Terapia Comportamental Cognitiva concernente aos "sentimentos de ruína".

Imagem: AI generated, por Digital Galaxy

Sabe quando você sente uma ansiedade fora do comum e, logicamente, começam a surgir pensamentos de que o mundo vai se acabar? Então, isso está ligado ao fenômeno da ansiedade antecipatória e à catastrofização, conceitos centrais, ligados à Terapia Cognitivo Comportamental. Sendo assim, vou associar este tema à metáfora do homem no barranco.

Diz a metáfora que um homem caminhava à noite por uma floresta densa. De repente, ele escorregou num barranco. Agarrou-se a um galho. Olhou abaixo e avistou apenas a escuridão. Ficou desesperado: “Não vou suportar, vou morrer!" À medida em que o tempo passava, o galho cedia um pouco mais, potencializando o seu medo... Mas, o dia nasceu, e o homem percebeu que estava a 40 centímetros de distância do chão, ou seja, ele compreendeu que todo o seu medo e sofrimento tinham sido em vão.

A Terapia Cognitivo Comportamental entende que nossos pensamentos (cognições), comportamentos e emoções estão interconectados. Quando a pessoa se encontra em um estado de sofrimento, cria-se um ciclo vicioso, uma vez que essas dimensões se retroalimentam: o pensamento catastrófico produz a emoção de pânico, que por sua vez, exacerba a crença nesse pensamento.

A catastrofização é um tipo de distorção cognitiva em que a pessoa passa a desenvolver uma tendência a exagerar a probabilidade e a magnitude de uma situação antecipada, fazendo que com que não creia que será incapaz de lidar com o problema. É como se uma pontada no peito virasse um infarto, uma pequena discussão no namoro virasse um término, um esquecimento qualquer virasse demência e um problema no trabalho pudesse virar uma demissão. Fala-se de pensamentos de ruína que podem causar muito sofrimento. Por sua vez, a ansiedade antecipatória já é uma preocupação desproporcional com eventos futuros, ou seja, o receio do homem não foi pela queda em si, mas pelo que poderia acontecer - uma tragédia que, então, só existia na sua mente.

A técnica da reestruturação cognitiva tem a função de ajudar o cliente a identificar pensamentos disfuncionais e catastróficos, e a avaliar as probabilidades reais dos eventos, bem como questionar os desfechos negativos. Por isso, nesse sentido, a Terapia Cognitivo Comportamental seria o "amanhecer". Quanto ao desconforto pelo qual o homem suportou a noite inteira, a TCC trabalha com a ideia de que é preciso aprender a tolerar a incerteza e a ansiedade, sem lutar angustiosamente contra elas. Isso porque "permanecer dependurado" - ou seja, enfrentar a situação temida - pode, muitas vezes, ajudar a descobrir que a ansiedade mitiga e o desastre não se efetiva.

Muitas vezes, a pessoa acha que pode estar caindo num buraco sem fim; o seu sofrimento pode ser um sinal, mas não é em vão. Buscar ajuda psicoterapêutica é fundamental, pois ela servirá como uma luz que irá ajudar a enxergar a dimensão real do problema, desafiando a pessoa a encontrar um equilíbrio na sua forma de pensar, sentir e se comportar.

Lembre-se, por mais que seja escura a noite, o amanhecer virá. Valorize o que está se passando com você; mas pondere: talvez a real dimensão do problema seja de apenas 40 cm (ou menos...).

Comentários

Mais recente

Câmara Municipal de Goiânia cria a Comenda Batista Custódio

Câmara Municipal de Goiânia cria a Comenda Batista Custódio

Resolução da Câmara institui honraria anual a jornalistas identificados publicamente como éticos e comprometidos com a verdade. Idealizada por Leandro Sena e consolidada pelos vereadores Anselmo Pereira e Romário Policarpo, será entregue sempre na semana de 24 de novembro, data símbolo da liberdade

Membros Livre
Fogo na casa do padre

Fogo na casa do padre

Em Nova Maringá, no Mato Grosso, a fé pegou fogo em lugar inusitado: o banheiro da sacristia. Entre o calção e o baby-doll, o velho celibato provou mais uma vez que, quando o corpo chama, o espírito raramente atende o telefone.

Membros Livre