Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

As 48 Leis do Poder: o manual perigoso do sucesso

Luiz Humberto Thomazelli Machado, advogado e escritor de Goiânia, faz uma análise breve, mas incisiva, da obra polêmica de Robert Greene, que revela técnicas de influência, manipulação e poder — úteis ou perigosas, dependendo de quem as usa. Um dos livros mais lidos (e polêmicos) da atualidade

Capa do livro: As 48 Leis do Poder de Robert Greene.

Sumário

O artigo

No ano de 2023, iniciei uma nova trajetória literária e decidi começar por um dos livros mais comentados da atualidade: As 48 Leis do Poder, de Robert Greene.

A obra transita entre “a possibilidade de ter tudo” e “fazer qualquer coisa para alcançar objetivos”; frequentemente, acaba esbarrando em questões éticas individuais.

Trata-se, de fato, de um livro atemporal e prático, que ensina a arte do convencimento e da manipulação. Uma obra perigosa que, como já dito, provoca questionamentos sobre princípios éticos.

Até onde você está disposto a ir para ser reconhecido? No linguajar popular: você puxaria o tapete de um concorrente em potencial? No livro, são ensinadas 48 leis que, se seguidas à risca, podem realmente levar ao sucesso, mas também podem sair pela culatra e levar à ruína ou até mesmo à prisão.

É um guia que apresenta manobras e técnicas de influência. Se utilizado com sabedoria, certamente ajudará muitas pessoas em suas relações sociais.

Destaco aqui algumas leis que merecem reflexão:

Lei 1 - Não ofusque o brilho do mestre: Nas relações sociais e profissionais, é sempre importante reconhecer seu lugar e evitar ultrapassar prematuramente quem está acima hierarquicamente. Portanto, certifique-se sempre de dar os créditos ao superior.

Lei 10 - Evite pessoas infelizes e azaradas: O ambiente em que você vive influencia diretamente seus resultados. Seja sociável, mas rodeie-se de pessoas com mentalidade positiva e focadas no crescimento pessoal e profissional.

Lei 36 - Ignorar é a melhor vingança: Atualmente, a sociedade está constantemente à flor da pele. Esta lei ensina a não internalizar tudo o que acontece ao seu redor; ignorar provocações e manter-se firme nos objetivos é a melhor resposta.

É um livro prático, útil e indispensável, desde que usado com sabedoria, nunca a qualquer custo.

Boas leituras!


Série especial do Liras sobre Autoridade e Poder

As Ciências Humanas: de onde vem o desejo por autoridade?
A diretora severa, o pai incontestável, o chefe todo-poderoso – será que os “durões” são relíquias de um passado autoritário já superado. Ou não? Enquanto celebramos a horizontalidade, uma parte profunda de nós parece clamar por ordem e estrutura, um anseio que gera líderes autoritários globalmente.

Saiba mais

💡
SAIBA MAIS
• O livro As 48 Leis do Poder já foi proibido em diversas prisões nos Estados Unidos por seu conteúdo considerado manipulador.

• Robert Greene também é autor dos best-sellers A Arte da SeduçãoMaestria e As 33 Estratégias de Guerra.

VÁ FUNDO
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Influência: A Psicologia da Persuasão, de Robert Cialdini

A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Comentários

Mais recente

A erosão da autoridade dos professores: as causas

A erosão da autoridade dos professores: as causas

De onde vêm os problemas de autoridade que hoje observamos em nossas escolas? Eles decorrem, principalmente, de três fatores: a difusão da pós-verdade, as exigências igualitaristas trazidas pela modernidade e a perda de crédito de uma instituição que já não cumpre suas promessas.

Membros Livre
Respeito se conquista na prática

Respeito se conquista na prática

Como agem aqueles que exercem autoridade no cotidiano e precisa que ela seja respeitada? Apoiam-se na força, no status, na confiança? Eles explicam: entrevistamos uma diretora de escola, um treinador de futebol e até um adestrador de animais

Membros Livre