Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

A armadilha do perfeccionismo: quando o ideal vira sofrimento

A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão alerta-nos sobre os perigos emocionais da "perfeição".

Imagem: AI generated

O perfeccionismo é muitas vezes visto como uma qualidade, mas pode ser uma fonte de sofrimento silencioso. Ele se disfarça de alto padrão, mas seu resultado final é autossabotagem. 

Imagine uma cena: um amigo faz uma brincadeira dizendo que você está "fofo como um marshmallow". Você sorri, mas internamente a palavra "marshmallow" ecoa como uma crítica, tocando bem uma ferida não cicatrizada sobre o peso. 

Ao chegar em casa, aquele incômodo vira combustível para uma crise de ansiedade. O elogio inocente desencadeia uma compulsão alimentar na madrugada, seguida por um peso esmagador de culpa e raiva de si mesmo. É o ciclo perfeito da mente perfeccionista: o ideal inatingível vira uma desculpa para autopunição.

Esse comportamento, quando frequente, compartilha traços com a Bulimia Nervosa. A comida e sua expulsão tornam-se a válvula de escape para uma dor que não consegue ser nomeada. Enquanto perfeccionismo é fuga para não se contatar a realidade; a Terapia Cognitivo Comportamental foca nas crenças disfuncionais sobre o peso, e forma corporal que mantém o ciclo. Seja por qual perspectiva for, o "desejo" de ser perfeito sufoca o desejo de quem se é verdadeiramente.

A saída? Buscar ajuda. A terapia é o caminho para aprender a receber um elogio sem desmontá-lo, e para se despedir da pessoa que você acha que deveria ser, abrindo espaço para quem você realmente é.

Comentários

Mais recente

Especulações em torno de Jesus Cristo

Especulações em torno de Jesus Cristo

Psicografada pelo médium Carlos A. Baccelli, mensagem do espírito Inácio Ferreira adverte contra o modismo das revelações sem fundamento, chamando à razão e à reverência diante do Cristo, cuja lição moral transcende as curiosidades e especulações para o mero entretenimento humano

Membros Livre