Sumário
Um convite à memória, aos sentidos e à identidade de um povo. É isso que propõe o videodocumentário Manifesto da Cozinha Goiana, dirigido por Pedro Leal, que será lançado no próximo domingo, dia 28 de abril, às 9h, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) – a Casa Rosada da Praça Cívica, no centro de Goiânia.
A obra é uma imersão sensorial na rica tradição culinária do estado de Goiás, guiada por uma narrativa literária e histórica que entrelaça sabores e saberes. Inspirado na obra A Aula, de Roland Barthes, no poema Manifesto da Cozinha Goiana, de Gilberto Mendonça Teles, e no clássico Estudo e Receituário da Cozinha Goiana, de Bariani Ortencio, o projeto é, ao mesmo tempo, documento e homenagem.
Trailer
Com roteiro assinado pelo jornalista Adriano Reges, o filme valoriza o patrimônio material e imaterial da cozinha regional goiana, exaltando sua ancestralidade e complexidade. Nascida às margens do Rio Vermelho no século XVIII, a culinária goiana traz em sua essência a fusão de influências indígenas, africanas e europeias, formando um repertório gastronômico criativo, afetivo e cheio de significados.
Além de uma viagem pelos ingredientes, modos de preparo e rituais à mesa, Manifesto da Cozinha Goiana é também um tributo a dois grandes nomes da cultura do estado: Bariani Ortencio e Gilberto Mendonça Teles, cujas obras são pilares na construção do imaginário goiano.
O lançamento será um momento de celebração da cultura local, reunindo convidados especiais, representantes das artes, da literatura e da gastronomia.
A obra, que toca a memória e, também!, o paladar de todos os goianos, reforça a importância da visibilidade da produção cultural regional e promove o fortalecimento da conexão entre a tradição e a contemporaneidade.
Lançamento do videodocumentário
“Manifesto da Cozinha Goiana”
📅 Data: 28 de abril
⏰ Horário: 9h
📍 Local: IHGG – Casa Rosada – Praça Cívica, Centro, Goiânia – GO