Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

Último Norte: álbum de uma artista goiana que merece atenção e apreciação

O psicanalista Edson Manzan Corsi tece uma crítica musical sobre o álbum de MPB da musicista, escritora e psicóloga goiana Ana Paula de Siqueira Leão.

Foto para a capa do álbum Último Norte da cantora goiana Ana Leão (Crédito: Divulgação)

O álbum Último Norte, de Ana Leão, é uma preciosa joia da MPB, realizada em Goiás. Sofisticado, tanto em termos instrumentais quanto poéticos, apresenta passeio riquíssimo por variados gêneros musicais, além de temáticas de relevância social e subjetiva.

A obra, que veio a lume em 2013, traz certa homenagem referida ao norte de Goiás, especialmente à cidade de Porangatu, região que, segundo a autora, tem sido muito carente de investimentos em educação e infraestrutura, e necessita de ampla atenção em tais quesitos. Apresenta também, de forma criativa, e com excelente "pegada" rítmica, a música Calango no Cascavel, que, usando o calango, ritmo tradicional da comunidade Calunga, fala de problemas ambientais, mas também da afável ambiência que a autora vivenciou, à volta do córrego Cascavel - que corta trecho de nossa capital.

Em Bolero de Amor, encontramos um trabalho esmerado sobre esse ritmo muitas vezes considerado defasado, o bolero, que Ana retoma com delicadeza e sensibilidade, ao criar uma música romântica de afetividade autêntica e considerável capacidade sintética de expressão.

O álbum se espraia, a seu belo modo, pela bossa, samba-bossa, diferentes matizes do samba, e assim por diante... Também conta com uma instrumentação rica e, por vezes, intensa; o que não atrapalha a sonoridade. A mixagem se mostra clara e cuidadosa, com o devido realce para as expressões de cada instrumento; e Ana canta de forma límpida e competente, com bom alcance vocal e cuidado para que a voz expresse bem, mas sem exageros, cada tonalidade emocional, e sutil, do trabalho.

A elaboração artística de Ana, que também é escritora em diferentes gêneros, mostra-se, no mínimo, competente. Seu envolvimento com o objeto artístico é algo digno de ser bem reconhecido, e bem aproveitado. Fica aqui a indicação e reconhecimento quanto ao álbum Último Norte, que brinda Goiás com sua beleza, lirismo e visão engajada.

Escute a música e sinta você mesmo:

audio-thumbnail
Ana Leão - Araguaia com a Quatro
0:00
/208.69380952380953

Comentários

Mais recente

Crônica sem título

Crônica sem título

Philipe Moura, ensaísta e cronista, membro correspondente da Academia Goianiense de Letras propõe uma reflexão meta-analítica sobre o “sem título” na arte, a partir de um traço de Steinberg que o observa de volta.

Membros Livre
Escrever para quê?

Escrever para quê?

A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão guia-nos por uma estética e profunda viagem, através das paragens lírico-reflexivas do ato de escrever.

Membros Livre