Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

TRE-GO empossa novos desembargadores eleitorais em solenidade no TJGO

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás reforça colegiado com a posse de dois titulares e dois substitutos no próximo dia 29 de setembro; cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube

Stefane Fiúza Cançado Machado, Aline Vieira Tomás, Mark Yshida Brandão, Joyre Cunha Sobrinho, Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro

Sumário

Notícia

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) dará posse, no próximo dia 29 de setembro de 2025, a cinco novos desembargadores eleitorais que passam a compor o colegiado responsável por conduzir a Justiça Eleitoral no estado. A solenidade ocorrerá às 17 horas, no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, no prédio do TJGO, em Goiânia, e será transmitida ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.

A cerimônia será presidida pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, presidente do TRE-GO, e contará com autoridades do Judiciário, Ministério Público, advocacia, servidores e familiares.


Quem toma posse

Stefane Fiúza Cançado Machado

Desembargadora Eleitoral Titular do Gabinete de Juiz de Direito II

Nascida em Patos de Minas (MG), Stefane Fiúza é graduada em Direito, com especialização e mestrado em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura goiana em 2004 e construiu carreira sólida em diversas comarcas, destacando-se pela atuação em varas de Família, Cível e, sobretudo, no Juizado da Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia, onde defendeu políticas públicas mais eficazes para adolescentes em conflito com a lei.

Recentemente, substituiu o desembargador Wilson Safatle Faiad na 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, consolidando sua experiência na segunda instância.

A chegada de Stefane Fiúza ao TRE-GO não representa apenas uma ascensão na carreira, mas também um marco institucional. Sua indicação, aprovada pelo Órgão Especial do TJGO, sinaliza reconhecimento da competência técnica e do compromisso com valores democráticos.


Aline Vieira Tomás Protásio

Desembargadora Eleitoral Substituta do Gabinete de Juiz de Direito II

A magistrada Aline Vieira Tomás Protásio foi indicada, em sessão extraordinária do Órgão Especial do TJGO de 7 de julho de 2025, para integrar o TRE-GO como juíza eleitoral substituta para representar a magistratura estadual no tribunal eleitoral. Nascida no interior de Minas Gerais, Aline se formou em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2002.

No exercício da magistratura em Goiás, Aline é titular da 4ª Vara de Família da Comarca de Goiânia com foco na conciliação e resolução consensual de conflitos. Além disso, ela foi convocada para exercer função de juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), atuando no gabinete da ministra Cármen Lúcia, no biênio 2023-2024.

Aline é reconhecida por liderar e idealizar diversos projetos judiciais inovadores, especialmente voltados ao acesso à justiça, linguagem jurídica acessível e uso de tecnologias.

Sua escolha para o TRE-GO reforça não somente seu perfil técnico, mas também seu compromisso com inovação institucional, conciliação, transparência e democratização do Poder Judiciário. Sua experiência acadêmica e prática com políticas públicas conciliatórias e projetos de transformação digital no Judiciário a coloca como figura de destaque entre os novos desembargadores eleitorais.


Mark Yshida Brandão

Desembargador Eleitoral Titular do Gabinete de Juiz Federal

Mark Yshida Brandão é magistrado da Justiça Federal com longa trajetória. Ele concluiu a graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e obteve mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atualmente exerce o cargo de juiz federal na 7ª Vara Federal em Goiás, vinculada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Em 1º de junho de 2025, tomou posse como Diretor do Foro da Justiça Federal em Goiás.

Em 28 de julho de 2025, a Corte Especial Administrativa do TRF-1 o elegeu para integrar o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) como magistrado eleitoral titular para o biênio 2025/2027. Ele já havia atuado como membro substituto no Pleno do TRE-GO no Gabinete de Juiz Federal no período de 2021 a 2023.


Joyre Cunha Sobrinho

Desembargadora Eleitoral Substituta do Gabinete de Juiz de Direito I

Joyre Cunha atua como juíza de direito no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ela possui mestrado em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Faculdade de Direito da USP.

Sua trajetória inclui o exercício da titularidade da 29ª Vara Cível de Goiânia, além de convocações como juíza instrutora no Gabinete do ministro Luís Felipe Salomão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O Órgão Especial do TJGO a elege como membro substituto do TRE-GO para compor o Gabinete de Juiz de Direito I. Sua eleição simboliza a ampliação da representatividade e também a valorização de juízas com experiência consolidada no Judiciário estadual.


Ludmilla Rocha Cunha Ribeiro

Continua Desembargadora Eleitoral Substituta, mas agora se torna Ouvidora Regional Eleitoral

Ludmilla é natural de Goiânia e possui LL.M. (Master of Laws) em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é mestre em Direito de Estado na USP e foi pesquisadora visitante na Universidade de Oxford.

No campo profissional, atua como advogada e empresária. É sócia fundadora do escritório Rocha Ribeiro S/A, e preside o Instituto Brasileiro de Segurança Jurídica.

Sua primeira nomeação para a Justiça Eleitoral de Goiás ocorreu em 21 de junho de 2024, quando foi empossada como desembargadora eleitoral substituta do Gabinete de Jurista I para o biênio 2024-2026, em solenidade do TRE-GO. Em sua composição institucional no Tribunal Regional Eleitoral, ela figura como desembargadora substituta da classe dos advogados e será Ouvidora Regional Eleitoral.


Renovação institucional

A posse dos novos integrantes representa renovação e fortalecimento do colegiado do TRE-GO em um momento de grandes desafios para a democracia. Os magistrados passam a ter papel central em julgamentos que envolvem registro de candidaturas, propaganda eleitoral, prestação de contas, impugnações e ações sobre equilíbrio do processo democrático.

Além da relevância jurídica, o ato também reforça a política de representatividade de gênero e diversidade no tribunal. Entre os empossados, quatro são mulheres, ampliando a presença feminina em postos estratégicos da Justiça Eleitoral goiana.

O TRE-GO será protagonista nas eleições gerais de 2026, quando milhões de eleitores goianos escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A nova composição chega para garantir isenção, transparência e segurança jurídica em um cenário marcado por debates sobre desinformação, tecnologia das urnas e fortalecimento da confiança do eleitorado.

O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou que a chegada dos novos membros “representa o compromisso do tribunal em assegurar a soberania popular e o pleno respeito à legislação eleitoral”.


Serviço

  • Data: Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
  • Horário: 17 horas
  • Local: Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira – TJGO
    Av. Assis Chateaubriand, nº 195, Setor Oeste, Goiânia-GO
  • Transmissão: Canal oficial do TRE-GO no YouTube

Comentários

Mais recente

A Cor Fúcsia da Cidade

A Cor Fúcsia da Cidade

A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão entrega-nos uma crônica-lírica sobre a experiência emocional do Zeitgeist de um mundo cindido, e de laivos de vivência subjetiva, em meio à caosmose do ser.

Membros Livre