Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

Saúde mental e a sinestesia: eles veem sua vida legendada

Imagine ouvir uma conversa e, ao mesmo tempo, ver as palavras se desenrolando como legendas em sua mente. Para alguns sinestetas, essa experiência é uma realidade cotidiana. Cores, formas e ruídos se convertem espontaneamente em texto

Pessoa com capacidade subconsciente de "legendar" os sentidos, converter as percepções sensoriais em texto no campo visual

Os sinestetas, aqueles que possuem a faculdade da sinestesia, associam inconscientemente uma cor a letras, um perfume a músicas, um sabor a números.

Um novo tipo de sinestesia, chamado ticker tape – em referência às fitas rolantes que, antigamente, exibiam informações nas salas de pregões de bolsas de valores – intriga os pesquisadores há cerca de dez anos. Nesse caso, as palavras ouvidas, pela pessoa sinestésica, são transcritas espontaneamente no campo visual, de forma parcial ou integral, estáticas ou dinâmicas, de modo semelhante a uma legenda.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Assinar

Já tem uma conta? Entrar

Mais recente

O Contador de Papéis

O Contador de Papéis

A psicóloga, música e escritora Ana Paula de Siqueira Leão brinda-nos com um conto de teores sociais e regionais, de tom poético e vívido, e realça alerta quanto às questões ambientais de nossa região.

Membros Livre
A pré-história da burrice humana

A pré-história da burrice humana

Homo sapiens é a espécie campeã mundial da mancada há 300.000 anos. Agricultura, líderes, guerras, religiões: por trás de cada grande “progresso”, uma nova burrice. E se finalmente fizéssemos um balanço, nem que seja provisório, desde o início conhecido da humanidade?

Membros Livre
Quem merece morrer?

Quem merece morrer?

Sobre o assassinato de Charlie Kirk, psicólogo e pesquisador sobre narrativas existenciais, Sam Cyrous faz um manifesto pela dignidade da vida humana e denuncia as narrativas de ódio que hoje têm pregado a morte de quem pensa diferente.

Membros Livre