Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA
PUBLICIDADE

Na casa dos pais perdidos

Em um subúrbio de Paris, o instituto Pi-Psy oferece sessões de orientação parental a famílias desamparadas diante de crianças tirânicas. Faça uma imersão em uma dessas sessões de treinamento em “habilidades parentais”

© Tom Werner/Getty Images
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É uma casa discreta numa rua de residências. Todas as quartas-feiras, Cristina pega o volante para chegar a esse casarão em Draveil, na região de Essonne, onde se instalou o instituto Pi-Psy, que oferece sessões de “orientação parental” às famílias. O esgotamento está estampado em seu rosto amassado, de pálpebras inchadas. Desta vez, Cristina não conseguiu conter as lágrimas diante do filho de 11 anos, que gritava para não se vestir.

Habituado a crises desse tipo, Jules (o nome foi alterado) tem um TDAH (transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade) severo, somado a um transtorno opositor desafiador. Escovar os dentes, levar a cadela para fora, ir para a cama… cada ritual da vida cotidiana vira um ataque de violência que exaure os pais. “A gente colocou um saco de pancadas no quarto dele, mas ele prefere descarregar em nós…” Às vezes até fisicamente. No dia anterior, Cristina levou um chute no peito. Um tapa então escapou sozinho. “Eu não quero maltratar meu filho, mas sou como uma toxicômana: eu aguento firme e depois sempre chega um momento em que eu acabo cedendo. Ainda bem que este lugar existe. Eu saio daqui com ferramentas que me ajudam a ganhar tempo.

💡
Este texto pertence à série “De onde vem o desejo por autoridade” (As Ciências Humanas)
As Ciências Humanas: de onde vem o desejo por autoridade?
A diretora severa, o pai incontestável, o chefe todo-poderoso – será que os “durões” são relíquias de um passado autoritário já superado. Ou não? Enquanto celebramos a horizontalidade, uma parte profunda de nós parece clamar por ordem e estrutura, um anseio que gera líderes autoritários globalmente.
PUBLICIDADE

Este conteúdo é exclusivo para assinantes pagantes

Assinar

Já tem uma conta? Entrar

Mais recente