Na era da IA, devemos destruir nossas máquinas?
No século XIX, operários sabotavam teares mecânicos, acusando-os de destruir seus empregos. Hoje, os chamados “neo-luditas” quebram smartphones com golpes de martelo. Fazem isso para denunciar o domínio das tecnologias, mas também para questionar o que seria uma técnica libertadora.
Mais recente
Quando a aquiescência ultrapassa a linha da relutância
A psicóloga, escritora e música Ana Paula de Siqueira Leão delineia debate essencial sobre a violência contra a mulher, do terreno simbólico ao físico.
Ecologia das emoções: por um coração sustentável
A psicóloga, escritora e música Ana Paula de Siqueira Leão alerta-nos sobre a insustentabilidade emocional que, muitas vezes, carregamos, e sobre a decorrente necessidade contemporânea de certa ecologia das emoções.
Há dois anos partia Batista Custódio, a voz combativa que ecoa na imprensa goiana
Fundador dos jornais Cinco de Março, Diário da Manhã e Liras da Liberdade, o combativo editorialista enfrentou a ditadura, formou gerações de jornalistas e se tornou referência ética na imprensa de Goiás. Dois anos após sua partida, homenagens e livros que exaltam sua obra mantêm vivo seu legado
Sem medo, sem ódio, sem dinheiro: livro faz resgate histórico de João Divino Dorneles
A jornalista e fotógrafa Tetê Dorneles lança obra baseada em fatos reais que resgata a trajetória do deputado goiano João Divino Dorneles, e o devolve à memória política nacional. O prefácio é assinado pelo jornalista Arthur da Paz, que ressalta o poder das ideias e da preservação da história