Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

A inteligência do arquétipo na arte de Augusto Moreira

O psicanalista Edson Manzan Corsi comenta sobre a intensa inteligência na arte simbólica do goiano Augusto Moreira

A Águia Multicor Renascendo, por Augusto Moreira

Augusto Moreira é um artista goiano ímpar. Sua arte é forte, inteligente e erudita. Seu traço, denso e característico, imprime personalidade e vigor. As feições dos seres mitológicos — e não mitológicos — em suas obras são marcantes e intensas. Destaco, aqui, o uso da mitologia (ainda que, por vezes, ele não a utilize diretamente) por se tratar de temática central em seu trabalho: há um envolvimento arquetípico com imagens simbólicas, especialmente clássicas, como forma de fundamentar-se profundamente em termos de conteúdo e representação.

O artista demonstra um mergulho profuso no mundo egípcio e greco-romano, mas também transita por outras temáticas, como ideias do cristianismo místico, de teor oriental ou latino. Sua figurabilidade tampouco desconsidera o aspecto sensualístico: os corpos se revelam bem apresentados nos vigores de suas belezas, nos delineamentos das musculaturas, nas afirmatividades e altivezes dos seios... Trata-se de arte viva, com rosto em movimento, assentimento de poder e erotismo.

O marcante traço de Augusto reluz ampla cultura e estabelece uma relação densa e rica com o passado essencial, pagão e telúrico da humanidade. A intensidade de seu estilo combina erudição e corporeidade — entre a Esfinge e Orfeu, entre a Fênix e Ísis... ou Hathor.

Admirar sua arte é deixar-se tomar pelas belezas dos caminhos clássicos, mas também pelos ardores de florestas bárbaras, por pinceladas de cultura cristã e, ainda, por um sopro genuinamente brasileiro.

Fala-se de um artista original e corajoso. Estudioso da arte e da vida. Um deleite aos olhos, à memória coletiva, ao bom gosto — muitíssimo bem cultivado.

Comentários

Mais recente

Câmara Municipal de Goiânia cria a Comenda Batista Custódio

Câmara Municipal de Goiânia cria a Comenda Batista Custódio

Resolução da Câmara institui honraria anual a jornalistas identificados publicamente como éticos e comprometidos com a verdade. Idealizada por Leandro Sena e consolidada pelos vereadores Anselmo Pereira e Romário Policarpo, será entregue sempre na semana de 24 de novembro, data símbolo da liberdade

Membros Livre
Fogo na casa do padre

Fogo na casa do padre

Em Nova Maringá, no Mato Grosso, a fé pegou fogo em lugar inusitado: o banheiro da sacristia. Entre o calção e o baby-doll, o velho celibato provou mais uma vez que, quando o corpo chama, o espírito raramente atende o telefone.

Membros Livre