Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

Último Norte: álbum de uma artista goiana que merece atenção e apreciação

O psicanalista Edson Manzan Corsi tece uma crítica musical sobre o álbum de MPB da musicista, escritora e psicóloga goiana Ana Paula de Siqueira Leão.

Foto para a capa do álbum Último Norte da cantora goiana Ana Leão (Crédito: Divulgação)

O álbum Último Norte, de Ana Leão, é uma preciosa joia da MPB, realizada em Goiás. Sofisticado, tanto em termos instrumentais quanto poéticos, apresenta passeio riquíssimo por variados gêneros musicais, além de temáticas de relevância social e subjetiva.

A obra, que veio a lume em 2013, traz certa homenagem referida ao norte de Goiás, especialmente à cidade de Porangatu, região que, segundo a autora, tem sido muito carente de investimentos em educação e infraestrutura, e necessita de ampla atenção em tais quesitos. Apresenta também, de forma criativa, e com excelente "pegada" rítmica, a música Calango no Cascavel, que, usando o calango, ritmo tradicional da comunidade Calunga, fala de problemas ambientais, mas também da afável ambiência que a autora vivenciou, à volta do córrego Cascavel - que corta trecho de nossa capital.

Em Bolero de Amor, encontramos um trabalho esmerado sobre esse ritmo muitas vezes considerado defasado, o bolero, que Ana retoma com delicadeza e sensibilidade, ao criar uma música romântica de afetividade autêntica e considerável capacidade sintética de expressão.

O álbum se espraia, a seu belo modo, pela bossa, samba-bossa, diferentes matizes do samba, e assim por diante... Também conta com uma instrumentação rica e, por vezes, intensa; o que não atrapalha a sonoridade. A mixagem se mostra clara e cuidadosa, com o devido realce para as expressões de cada instrumento; e Ana canta de forma límpida e competente, com bom alcance vocal e cuidado para que a voz expresse bem, mas sem exageros, cada tonalidade emocional, e sutil, do trabalho.

A elaboração artística de Ana, que também é escritora em diferentes gêneros, mostra-se, no mínimo, competente. Seu envolvimento com o objeto artístico é algo digno de ser bem reconhecido, e bem aproveitado. Fica aqui a indicação e reconhecimento quanto ao álbum Último Norte, que brinda Goiás com sua beleza, lirismo e visão engajada.

Escute a música e sinta você mesmo:

audio-thumbnail
Ana Leão - Araguaia com a Quatro
0:00
/208.69380952380953

Comentários

Mais recente

A erosão da autoridade dos professores: as causas

A erosão da autoridade dos professores: as causas

De onde vêm os problemas de autoridade que hoje observamos em nossas escolas? Eles decorrem, principalmente, de três fatores: a difusão da pós-verdade, as exigências igualitaristas trazidas pela modernidade e a perda de crédito de uma instituição que já não cumpre suas promessas.

Membros Livre
Respeito se conquista na prática

Respeito se conquista na prática

Como agem aqueles que exercem autoridade no cotidiano e precisa que ela seja respeitada? Apoiam-se na força, no status, na confiança? Eles explicam: entrevistamos uma diretora de escola, um treinador de futebol e até um adestrador de animais

Membros Livre