Ir direto para o conteúdo
INFLUÊNCIA INTELIGENTE TODO DIA

AGnL promove Sarau “Trajetória, Voz e Memória” nesta quarta-feira em Goiânia

Evento na histórica Casa de Altamiro Moura Pacheco celebra a literatura e a música goiana com palestra, declamações e apresentações musicais, unindo gerações e fomentando a cultura local através do projeto contemplado pelo Edital de Manutenção de Espaços Culturais

Flyer com divulgação do Sarau da Academia Goianiense de Letras.

Sarau

A Academia Goianiense de Letras (AGnL) se prepara para uma noite de celebração da cultura goiana com a realização do Sarau “Trajetória, Voz e Memória” nesta quarta-feira, 28 de maio. O evento, que terá início às 17h, ocupará o prestigiado espaço da Casa de Altamiro Moura Pacheco, localizada na Avenida Araguaia, esquina com a Rua 15, no Setor Central de Goiânia. A iniciativa promete um mergulho profundo nas artes, com entrada franca para o público.

O Sarau é parte integrante do projeto “Trajetória, Voz e Memória”, contemplado pelo Edital de Manutenção de Espaços Culturais nº 01/2024, uma iniciativa que reforça o compromisso da AGnL com a preservação e difusão da produção literária e artística de Goiás. A programação diversificada busca atrair amantes da literatura, da música e da história, oferecendo um panorama rico das expressões culturais do estado.

A noite se iniciará com uma palestra enriquecedora ministrada pelo Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que discorrerá sobre a Cadeira Nº 19 da Academia, patroneada pelo ilustre Afonso Félix de Souza, resgatando a importância deste para as letras goianas. Em seguida, o público poderá apreciar as declamações de renomados acadêmicos, que trarão à vida textos significativos. Estão confirmadas as participações de Aidenor Aires, Arthur da Paz, Giovanni Ribeiro, Marcio Delfim, Rosy Cardoso e Sônia Elizabeth.

A musicalidade também terá destaque, com apresentações que prometem emocionar os presentes. Os artistas Bororó e Renato Castelo subirão ao palco para compartilhar seus talentos, enriquecendo ainda mais a experiência cultural do Sarau. E a participação especial do violão mágico de Luís Cláudio Fernandes, com duas canções especiais.

A expectativa é de um evento vibrante, que reforce os laços da comunidade com seus artistas e intelectuais, além de valorizar um espaço cultural tão significativo como a Casa de Altamiro Moura Pacheco. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), Governo de Goiás, e é viabilizado através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com fomento do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Atrações

  • Dr. Luiz Cláudio Veiga Braga (Palestrante): Desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Luiz Cláudio Veiga Braga é também membro da Academia Goianiense de Letras (AGnL), ocupando a Cadeira nº 19, cujo patrono é Afonso Félix de Sousa. Ele atua como 1º Diretor de Eventos da AGnL, reforçando seu compromisso com a promoção da cultura e da literatura em Goiás
  • Aidenor Aires: Poeta, escritor e advogado, Aidenor Aires é presidente da Academia Goiana de Letras (AGL). Natural da Bahia, mudou-se para Goiás, onde desenvolveu sua carreira literária e jurídica. É reconhecido por sua liderança cultural no estado.
  • Arthur da Paz: Escritor, poeta e jornalista, membro da Academia Goianiense de Letras. Ele fundou o jornal Liras da Liberdade como discípulo do atalaia da imprensa brasileira, o jornalista Batista Custódio. Contribui ativamente para a cena literária goiana com sua produção e participação em eventos culturais, sendo uma voz importante na promoção da leitura e da escrita no estado.
  • Giovanni Ribeiro: Escritor, poeta e professor, Giovani Ribeiro é membro da Academia Goianiense de Letras, ocupando a Cadeira nº 27. Possui graduação em Filosofia e é autor de diversas obras que exploram temas sociais, religiosos e existenciais.
  • Marcio Delfim: Escritor, poeta e professor, com atuação destacada na literatura infanto-juvenil. Membro da Academia Goianiense de Letras, suas obras frequentemente exploram o imaginário e a cultura popular brasileira, com um olhar sensível e educativo.
  • Rosy Cardoso: Escritora, poetisa, artista visual e ceramista, Rosy Cardoso é membro da Academia Goianiense de Letras. Possui três livros publicados, participou de 13 antologias e realizou várias exposições individuais e coletivas. Sua obra é conhecida pela sensibilidade e abordagem de temas femininos e sociais.
  • Sônia Elizabeth: Poetisa e prosadora, Sônia Elizabeth é autora do livro de poemas "Sinfonia Natural" e participou de várias antologias pelo Brasil. Foi vencedora do concurso Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos 2017, no gênero poesia. É natural de Rio Verde-GO e reside em Goiânia-GO.
  • Bororó (Apresentação Musical): Nome artístico de Getúlio Vilela, Bororó é um renomado cantor e compositor goiano, com uma carreira consolidada na música popular brasileira, especialmente no sertanejo de raiz e na música regional. Sua voz e suas canções são parte importante da trilha sonora de Goiás.
  • Renato Castelo (Apresentação Musical): Poeta, cantor, autor de letras e compositor, Renato Castelo nasceu em Natal-RN em 1947 e mudou-se para Goiânia em 1954. Participou do programa The Voice+ em 2021, integrando o Time Mumuzinho. É conhecido por sua versatilidade e talento na cena musical goiana.
  • Luís Cláudio Fernandes (Apresentação Musical): violonista e cantor, tem na música uma forma de expressão de sua essência e um refúgio seguro em meio às atribulações da vida. Seu repertório tem sido construído a partir de suas experiências pessoais, não se limitando a um só estilo nem à sua língua materna.

Serviço

  • O quê: Sarau “Trajetória, Voz e Memória”
  • Realização: Academia Goianiense de Letras (AGnL)
  • Quando: Quarta-feira, 28 de maio de 2025, às 17h
  • Onde: Casa de Altamiro Moura Pacheco (Av. Araguaia, esquina com Rua 15, número 240, St. Central - Goiânia-GO)
  • Entrada: Franca
  • Apoio: Seduc-GO, Governo de Goiás, Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Comentários

Mais recente

A erosão da autoridade dos professores: as causas

A erosão da autoridade dos professores: as causas

De onde vêm os problemas de autoridade que hoje observamos em nossas escolas? Eles decorrem, principalmente, de três fatores: a difusão da pós-verdade, as exigências igualitaristas trazidas pela modernidade e a perda de crédito de uma instituição que já não cumpre suas promessas.

Membros Livre
Respeito se conquista na prática

Respeito se conquista na prática

Como agem aqueles que exercem autoridade no cotidiano e precisa que ela seja respeitada? Apoiam-se na força, no status, na confiança? Eles explicam: entrevistamos uma diretora de escola, um treinador de futebol e até um adestrador de animais

Membros Livre